top of page

Ao longo da sua trajetória Carriero focou em 4 tipos de produção artística, que são: os murais, pinturas, xilogravuras e serigrafias. Sua arte é inspirada pelo cotidiano do povo brasileiro, trazendo relações sociais, movimentos históricos e momentos de lazer.

Murais

A arte mural ou arte parietal aparece em distintos momentos e civilizações antigas como a chinesa, egípcia e grega com a utilização de decoração para seus palácios e monumentos funerários, os afrescos românicos com intuitos mais religiosos, e outras formas de expressão. Sua origem remonta as pinturas rupestres feitas pelo homem pré-histórico, que passavam a ideia do que acontecia no dia a dia daquelas comunidades. 

O fortalecimento da arte mural veio com o muralismo Mexicano, que se utilizou dela para valorizar sua cultura com um cunho mais sócio-político, tendo como expoentes: Diego Rivera, José Clemente Orozco, e David Alfaro Siqueiros, e ao entrar em outros países, como o Brasil, se manifestou através de muralistas como Portinari, Di Cavalcanti, entre outros.

Fazendo um paralelo com o graffiti, o muralismo também se apropria da manifestação da arte pública para descentralizar a arte dos museus e galerias, sendo ele uma arte com grande poder de pluralidade.


Com isso, colocamos em evidência o termo arte pública para dizer que através delas, as artes, do lado de fora, podem levar o entendimento da arte a qualquer pessoa, fazendo com que compreenda a importância dela para arquitetura de uma cidade, e compreendendo-a como uma arte para todos.

 

Você pode ler mais sobre o tema clicando aqui.

Pinturas

A pintura é entendida como uma técnica que coloca texturas e tons em uma determinada superfície através do uso de pigmentos. Carriero costuma usar, na maioria da produção, tinta acrílica, podendo ser ela aplicada em tela, ou em papel. Sua pintura é dinâmica, sem muito detalhe, apenas para insinuar ou representar uma ideia do que ele deseja passar. No seu processo criativo busca explorar as questões corriqueiras, principalmente o que não é visto por muitos, ressignificando e problematizando, com o objetivo de gerar reflexão. Suas referências são o próprio espaço in loco, além de músicas populares, livros e a cultura de massa.

XILOGRAVURAS

De origem Chinesa, a Xilogravura é um tipo de arte rica em textura e relevo, que parte do ato de esculpir o desenho em uma madeira, passar tinta, e posteriormente colocar a madeira esculpida coberta de tinta sobre a superfície desejada para produzir a arte. Carriero teve seu primeiro contato com esta técnica em 2015 através do professor Paulo Cheida. Desde então vem aprimorando a técnica de impressão, visando aprofundar o conhecimento com as ferramentas usadas, papéis e tintas. Encontra grandes referências no cenário nacional como Samico, Calassans Neto, entre outros.

SERIGRAFIAS

Entendida como técnica de impressão, a serigrafia é feita através da adição da tinta sobre um tecido, que tem regiões permeáveis e outras não, com a finalidade de formar um desenho em uma base desejada. A produção dessa arte é terceirizada no Ateliê, e seu processo criativo segue o raciocínio de uma gravura, mas adere cores mais fortes, traço da obra de Carriero.